segunda-feira, 30 de março de 2015

"Prazer, eu sou a placenta!" - #placentaço #partonãoéobsceno

Se você é brasileiro e está logado no Facebook, com certeza viu na página de pelo menos uma amiga a foto de uma placenta!

Explico: hoje e amanhã (30 e 31/03/2015) acontece um protesto virtual no Facebook contra o bloqueio de fotos e vídeos de partos naturais, placentas e amamentação! Muitas pessoas, entre elas doulas, fotógrafos especializados em partos, mães e pais, estão vendo suas fotos e até mesmo seus perfis serem denunciados ao Facebook por mostrarem violência e nudez/obscenidade!

"Mas o que é violência no parto? É kristeller, é episiotomia, é mulher amarrada certo? Infelizmente não. Para o FB violência é uma imagem de placenta. Justo a placenta, fonte de vida de nossos bebês dentro do nosso corpo, órgão espetacular, temporário e fundamental a todos nós."
Trecho de divulgação do #placentaço #partonãoéobsceno no evento do Faceook!


Esta é a placenta da Line Sena, fotógrafa.
Por causa dessa foto, seu perfil ficou fora do ar
após denúncia de violência
.
Infelizmente, a cultura hermética dos hospitais colocou entre quatro paredes, atrás de muros bem altos um acontecimento natural, fisiológico, familiar. Creio que daí advém a surpresa e a indignação daqueles que denunciam as fotos de partos e de placentas como sendo violência ou nudez explícita. E muitas dessas pessoas não deve sequer saber o que é uma placenta e qual é o seu papel durante a gestação de um bebê, porque quando um parto é hospitalar, com uma equipe nada humanizada, a placenta é simplesmente separada do bebê o mais rápido possível para ser jogada fora ou incinerada!

Aqui vai a contribuição do meu singelo blog ao #placentaço. Vamos descobrir hoje o que é uma placenta! 

A placenta é um órgão que se desenvolve exclusivamente durante a gravidez. Fica grudada à parede do útero, recebendo por meio do sangue da gestante os nutrientes, hormônios e oxigênios necessários à vida do bebê. Esse componentes são levados ao bebê por meio do cordão umbilical. É a placenta que faz a ponte entre a mãe e o bebê.

A árvore da vida carimbada
 com tinta!  Um belo quadro, não?
Fonte: Google
Ao descobrirem a importância desse órgão para o bebê, muitas mães buscam formas diferentes de prestar homenagens às suas placentas. Fotos, carimbo (com o próprio sangue ou tintas), plantar junto à raiz de uma árvores, transformar em pílulas ou mesmo comer um pedaço para recuperar-se do exaustivo trabalho físico e emocional de parir. A doula e fotógrafa Kalu Brum explica com mais detalhes cada uma dessas alternativas aqui.

Alguns mitos rodeiam a placenta e são apresentados como motivos para uma cesárea de emergência ou mesmo repouso absoluto para precaver abortos espontâneos. Seguem alguns links em que se encontram informações para desfazer esses mitos:


Esse assunto é pertinente a todos nós! Se você não nasceu de chocadeira, certamente dependeu de uma placenta para viver e se desenvolver no útero da sua mãe! Viva a placenta, viva os nascimentos respeitoso!

#placentaço #partonãoéobsceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão por comentar! :)