terça-feira, 11 de novembro de 2014

Mapa de Doulas do Brasil - a rede sustentando a rede

Há quem diga que a humanização do parto é uma modinha da qual só usufruem as endinheiradas, afinal, bancar um parto domiciliar parece (mas não é) luxo!

Pois eu vejo, assim como todas #asíndias que na verdade este é um movimento de contra-cultura. Afinal, a cultura dominante é a da cesariana, dos partos vaginais cirúrgicos, das mulheres reduzidas subprodutos e, claro, muito violência obstétrica. Como todo movimento de contra-cultura, a humanização do parto nasce a partir da revolta de - no início - alguns poucos que começam a enxergar que há algo ou alguém tentando suprimir direitos. 

Tá se sentindo um abelha longe da colmeia? Tá procurando um grupo de apoio à gestante para chamar de seu? Pronto, achou! Acesse o Mapa de Grupos de Apoio ao Parto, Amamentação e Maternidade !

Como um perfume desconhecido que toma conta do ambiente, a humanização vai polinizando os ideias de um nascimento que respeite o tempo fisiológico do corpo feminino, o tempo da natureza. E como um enxame de abelhas, o movimento vai crescendo, se espalhando, semeando uma boa velha nova: o corpo da mulher é capaz de parir, os bebês são capazes de nascer, as famílias podem acolher o novo ser sem medo de "afogá-lo" em amor demais, afinal não há medida exata para amar, não há, segundo o pediatra Carlos Gonzalez "Não há adulto na prisão porque os pais deram afeto demais"!

A busca por equipes que trabalham seguindo evidências científicas sérias, por doulas e por mais informações só tende a crescer e crescer. A rede (internet) é, portanto, uma aliada.

Se você está loucamente atrás de uma doula para chamar de sua... eis que nós, doulas, começamos a nos organizar e tcharam... aí está, um mapa nacional para facilitar os encontros entre gestantes e doulas!

Eu estou no Mapa de Doulas do Brasil, cheia de orgulho por representar Mauá, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, no mapa!! Aqui em Mauá também tem humanização, aqui em Mauá também tem doula!  


Mãe, tô no Mapa de Doulas do Brasil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão por comentar! :)