quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bora formar a roda para papear?!



"Se você quiser saber aonde eu vou, aonde tenha uma roda de conversa de mulheres, é para lá que eu vou"

Ok, ok... a paródia ficou fraquinha mas é verdade, gente! Se quiser me encontrar é só procurar nas rodas de conversa sobre parto e maternagem que vêm acontecendo em diversos espaços do ABC, Região Metropolitana de São Paulo.

Quer imagem mais linda: barrigudas, mães e suas crias participando de audiências
 públicas, reuniões de conselhos de saúde e de hospitais públicos?
(Fotos: Sarah Bryce)

Em Santo André, o Espaço ComVida está em período de férias, mas logo logo volta à ativa, com a querida Bruna Cortes, Doula e emprededora no "Papa ou Papinha?", no comando de diversas atividades, inclusive para as pequenas e pequenos. 


As reuniões do Maternamente, movimento criado por Deborah Delage e Denise Niy, acontecem sempre no último sábado do mês e incentivam o empoderamento feminino através da participação social ativa, inclusive alcançando diversos avanços em políticas públicas por meio do diálogo com o poder público. 


Em São Bernardo do Campo, a Rede de Empoderamento Materno (REM), idealizada pela xará Raquel Carvalho, também doula e estudante de obstetrícia, está bombando com rodas de conversa, encontros de puérperas e workshops para profissionais.


Mamastê!
(Foto: Evelyn Angel Fotografia)
A Larissa, querida colega-amiga de turma no curso de doulas, preserva o Espaço Santosha e com a ajuda da terapeuta Nanda Aranda promove o Mamastê, recebendo, quinzenalmente (às segundas-feiras), mamães, gestantes, doulas para trocar experiências sobre amamentação, terapias alternativas para a gestação e o parto, além de oferecer aulas de yoga voltadas para a preparação do corpo e a mente para o trabalho de parto.

Todas as rodas de conversas abrigadas por esses espaços são gratuitas (outras atividades têm custos "humanizados"): é só se "aprochegar", sentar e curtir um bom papo e aproveitar a troca de experiências e vivências.

Para mim, tem sido incrível poder compartilhar e aprender com tantas mães, gestantes, doulas, terapeutas, obstetrizes... Só estando presente para sentir esse poder feminino que emana do encontro entre mulheres! Me identifico com cada história, empatizo com o sofrimento, sofro junto, dou risada junto, me sinto mais uma da espécie e mesmo com rostos diferentes em cada roda, me sinto em casa, simplesmente contemplo que encontrei "minha turma"!

Recomendo fortemente a participação em rodas como essas, durante a

Roda de gestantes na REM. Papais também são benvindos!

gestação, no puerpério e mesmo para quem não é mãe. Até e, inclusive, para pais, avós e outros familiares e amigos! 


Na retomada da conversa olho no olho, no aprendizado por meio da oralidade, (prática tão tradicional e tão abandonada nessa era de conectividade virtual) no abraço e na troca respeitosa, admirando e apoiando as mulheres e suas famílias que escolhem gestar, parir e educar os filhotes de nossa espécie, vamos nos reencontrando com o que nos faz humanos: o convívio pacífico em sociedade, o aprender juntos e ativamente, o empoderamento para a tomada de decisões, o identificar no outro a diferença que nos faz iguais!


Bora papear em roda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão por comentar! :)