segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A cada parto, uma lição

Neste mês de agosto completei um ano de formação no curso de doula. Um ano conhecendo muitas mulheres nos momentos mais preciosos de suas vidas: a espera e a chegada de seus bebês!

Tive o privilégio e a alegria de acompanhar 10 delas, seja como doula ou doula backup, em momentos tão intensos desde a preparação até o nascimento de seus bebês, vivenciando com elas os altos e baixos do trabalho de parto, as alegrias, as incertezas, os desafios... tenham certeza, meninas, que aprendi muitas lições em cada um desses partos! 

Vocês marcaram a minha história para sempre e para sempre vou lembrar do primeiro parto que acompanhei em um carro, da primeira cesárea, o primeiro parto domiciliar, o primeiro parto "à jato".... enfim, tudo o que vivi nesse ano e nesses partos, tudo pela primeira vez, ficará marcado em mim.

Aprendi a ser mais "conservadora" em relação as contrações, que podem dar a impressão de que o trabalho de parto engrenou de vez (e, pelo contrário, ele mal começou) ou que vai demorar muito ainda, mas no minuto seguinte a dilatação já está total. As ultrassonografias quase sempre - eu diria SEMPRE - "erram"... e não são diagnóstico de nada. Mecônio realmente não quer dizer nada, se os batimentos cardíacos do bebê estão bem e tranquilizadores!

Acima de qualquer experiência prática que tenha me ajudado a comprovar ou desmentir teorias, a maior lição que aprendi com essas mulheres, esses partos e seus bebês foi que os planos (e os planos de parto) nem sempre - eu diria NUNCA - se concretizam da maneira que os idealizamos. 

Cada parto é de um jeito e esse jeito é um mistério, uma força da natureza que só se revela no momento em que o organismo da mulher e o do bebê decidem, inadvertidamente, o momento de parir e nascer.

Se eu pudesse dar uma dica, ensinar algo para as mulheres que ainda vão parir, seria isso: estude, planeje seu parto, tenha um plano A, B, C... mas mantenha a mente serena e procure se acostumar com a ideia de que os planos nem sempre se realizam e isso não é, necessariamente, algo ruim.

Que delícia saber que ainda tenho tanto a aprender! Por isso prossigo com o coração aberto, a mente tranquila e os braços prontos para acolher mais e mais histórias e continuar aprendendo... a cada parto, uma lição!

2 comentários:

  1. Nossa, que lindo. Eu amei ter você como doula, doi essencial para que minha história desse certo. Realmente, não da pra prever e planejar tudo, ainda mais quando se trata de outra vida que na maioria das vezes decide por você. Ter um plano A, B e C é otimo, mas se nenhum deles der certo, não há problema. A melhor coisa que existe no mundo materno é o empoderamento, sem ele não conseguimos nada. O parto é uma experiência incrível, que deve ser vivida com intensidade. Raquel, minha Doula, agradeço a força que me deu, meu parto me surpreendeu, mas foi o parto dos sonhos, e sem você, ele seria impossível. Você deu mais que apoio, você abraçou a nossa causa (minha, do Dani e principalmente, da Celine). Adoro você sua linda, se vier o segundinho um dia, você pode ter certeza que o verá nascer.

    ResponderExcluir
  2. Raquel sua linda, amei o texto. Quero lhe dizer que sou eternamente grata por tudo que vivemos. Hoje eu sei que nossos planos nem sempre se concretizam, mas que muitas vezes é melhor assim. O meu parto me surpreendeu, e você foi uma peça especial e essencial do quebra cabeça que fez tudo dar certo, pois naot só ajudou mas também abraçou a nossa causa ( minha, do Dani e principalmente da Celine).
    Amiga, pode ter certeza que se vier o segundinho, você o verá nascer. O parto é uma experiência incrível, e deve ser vivida com intensidade, e ter apoio nesse momento de grande importância é fundamental para que a conexão mãe e bebê aconteça tranquilamente ( não que tenha sido tranquilo como imaginei, mas foi a melhor sensação mesmo assim!).
    Obrigada por tudo, você fez parte da melhor história que eu podia contar na vida. E que história em colega. Bons partos pra você, porque doulas são anjos nas vidas das mamães!

    ResponderExcluir

Gratidão por comentar! :)