sexta-feira, 19 de junho de 2015

Apertando o calo

Plenário cheio, doulas, mães, bebês, conselheiros
e usuários do sistema de saúde de Santo André!
Abaixo, dra. Rosa, superintendente do Hospital
da Mulher (HM), esclarecer como está a relação
do Hospital com as as doulas!
Graças ao diálogo e à pressão do movimento
social,  nós doulas somos aceitas no HM desde
setembro de 2014!
Fotos: Sarah Bryce
Dia 18/06/15, quinta-feira, foi O DIA de a sociedade mostrar ao Conselho Municipal de Saúde de Santo André o que precisa ser feito para melhorar a assistência à saúde sexual e reprodutiva da mulher na cidade.


Deborah Delage, membro do Conselho, representando o MDDF e o Maternamente ABC, pediu a pauta, que há muito tempo não era pedida por ninguém do segmento da sociedade (pasmem!) e discorreu sobre a situação do atendimento desumanizado, baseado em vidências e ciência ultrapassada à que nós, mulheres, somos submetidas quando necessitamos de assistência à nossa saúde sexual, no pré-natal, no parto, no puerpério e em situação de abortamento!


Qual o cenário atual? Desafios? O que queremos?
Fotos: Sarah Bryce
O movimento social apertou o calo: leis e iniciativas governamentais nós temos (e de sobra, como a Rede Cegonha e a Política Nacional de Humanização do SUS), mas cadê a prática? Dados sobre episiotomias e cesárias eletivas nós também temos, mas cadê o acesso fácil e irrestrito a esse tipo de informação, principalmente quando se refere ao atendimento em hospitais privados?

Ao final da apresentação, prestigiamos o
último dia de exposição da Semana Internacional
pelo Respeito ao Nascimento organizada pela
Rede Parto do Princípio.
Não estamos apontando o dedo na cara de profissionais em particular, mas sim nas atitudes, nos costumes! Damos chacolhões e mostramos que talvez seja preciso mais do que experiência e tempo de trabalho para promover saúde e boa assistência! É preciso vontade de se reciclar, de buscar evidências científicas atualizadas, de estudar sempre e nunca se conformar, acreditando que o que se sabe é o suficiente, que a forma como se pratica a medicina, a enfermagem etc. é a única forma de ser feito...

Foi uma apresentação para o Conselho de Santo André, mas poderia ter sido em qualquer cidade do Brasil. Afinal, estamos todas no mesmo barco, vítimas de uma péssima assistência e de um sistema que só vai mudar quando não mais ficarmos caladas!

Juntas somos mais fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gratidão por comentar! :)